sábado, 14 de maio de 2011

Cristovam Buarque

No final de meu mandato como governador, o maior elogio que recebi foi de uma senhora que disse: “você foi um bom inquilino da minha casa: Brasília”. Este deve ser o desafio do prefeito - no Distrito Federal chama-se governador mas somos prefeitos também - e dos vereadores. Cuidar de sua cidade.
O Município é a casa da gente. Lugar onde tudo acontece. Onde a educação é realizada, a saúde é praticada, o transporte deve funcionar, o saneamento deve existir, o meio ambiente impacta sobre nossa vida, é onde a gente sente se há ou não segurança para nós e para nossos filhos. É onde a gente trabalha.
Até há pouco tempo, o Município era um lugar sem poder. Com a Constituição Federal de 1988, o Município passou a ser um ente da República, fazendo companhia à União e aos Estados e Distrito Federal.
Não há uma hierarquia. A autonomia que o Município conquistou com a Constituição implica também um aumento de responsabilidade, tanto dos eleitores, quanto das pessoas que forem eleitas para as Câmaras de Vereadores e para a Prefeitura; e na necessidade de cooperação entre município, Estado e União.
Vereadores e prefeitos são tão importantes quanto governadores, presidentes, deputados e senadores, com a importância adicional de estarem ligados diretamente aos problemas da população. Há responsabilidades diferenciadas, isso não quer dizer que uns sejam menos importantes em suas funções que outros, mas os agentes municipais são os que estão diretamente ligados à realidade do povo.
Por isso, os partidos devem escolher seus melhores quadros para essas funções, como servidores do público, responsáveis por colocar em prática um programa de melhoria da convivência e de transformação social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário